Os perigos da nuvem:

Colocar suas informações "na nuvem" nada mais é do que transferir a um terceiro a responsabilidade quanto a guarda e disponibilidade dos seus dados.
Sistemas de nuvem não diminuem o custo da manutenção, nem resolvem os problemas das máquinas locais. Os usuários permanecem sendo Vítimas de problemas como vírus, pane de HD, arquivos perdidos, incompatibilidade, defeitos e diversos outros transtornos, que resultam em horas da empresa parada, ineficiência e perda de dinheiro! Além de inseguro, "a nuvem" não é a solução definitiva em Informática.

Somente a Telme possui uma Solução Definitiva em TI, eliminando de uma vez por todas TODOS os problemas de Informática em sua empresa!
Quanto a "nuvem", podemos explanar o seguinte:

Poucos brasileiros sabem onde fica a cidadezinha de Lagarto.

Mas, um juiz de Lagarto colocou a cidade no mapa, quando deu uma "canetada" e parou um sistema "na nuvem" o WhatsApp, prejudicando 100 milhões de pessoas!

Mas afinal, onde fica a tal nuvem e onde minhas informações ficam armazenadas?
 
O conceito de "cloud computing" é prático e sedutor. Mas, onde exatamente você esta colocando seu tesouro, as informações da sua empresa?!

Atualmente, muitas empresas e pessoas pagam para provedores armazenarem suas informações "na nuvem" e tem a "falsa paz" de que estão seguros.
 
Alguns chegam a tratar a nuvem como um lugar mágico, sobre-naturalmente confiável, como se isso ficasse no céu, ou em um mundo etérico e intransponível. Acham que a tal nuvem é a solução final para suas vidas.
 
Na verdade a tal "nuvem" nada mais é do que transferir a um terceiro (provedor de Internet ou hospedagem) a responsabilidade pela disponibilidade e guarda dos seus sistemas e arquivos.
 
Nos últimos anos, escândalos de vazamentos de informações vem ocorrendo, e já se provou várias vezes que a "nuvem" pode ser atingível e auditável por provedores, governos e, com um pouco de lobby, acessível até por seus concorrentes.

E você, realmente quer as suas informações na nuvem?

Apesar do bom humor do vídeo acima, a questão é muito séria.

Vários especialistas de TI têm preocupações realistas acerca de problemas como a segurança, governança de dados, fiabilidade, desempenho, perda de controle, migração e integração da nuvem na Internet, além da dificuldade de escolher provedores em nuvem de confiança, experiência e estabilidade, necessárias para suportar suas aplicações específicas.
 

Os perigos em colocar seus dados na nuvem: 

Clouds_balloons1º Alguém está cuidando de seus dados
A nuvem é uma infra-estrutura muito compartilhada, fora da sua empresa, em que você terceiriza suas necessidades de dados a um fornecedor. O provedor faz tudo de executar todas as atualizações e manutenção de gerenciamento de segurança. O fato maior, é que os usuários estão confiando seus dados para alguém para cuidar.

"A desvantagem é que você revoga a responsabilidade por seus dados. Alguém tem acesso a eles, uma outra pessoa é responsável por mantê-los seguros".

Embora os provedores de nuvem na Internet, costumam garantir que seus dados estão seguros, devido a concorrência e orçamentos apertados, alguns estão, na verdade em procura dos seus melhores interesses. Mesmo assim, acreditamos nenhuma provedor jamais vai ser tão irracional de deixar de cuidar dos seus dados. Proteger seus dados, torna-se mais um mantra de marketing do que um estilo de negócio.

2º Ataques cibernéticos
Toda vez que você armazenar dados na Internet, você está em risco de um ataque cibernético, ou seja, hackers.

Isto é particularmente problemático em provedores de nuvem, onde grandes volumes de dados são armazenados, por todos os tipos de utilizadores, NO MESMO SISTEMA DE NUVEM.

Um mesmo computador (físico) é utilizado e compartilhado por você e por centenas de outros clientes do provedor.

Então, os hackers preferem atacar sistemas onde o resultado ao conseguir uma invasão é muito maior, devido a grande quantidade de dados ali concentrados. Outra vulnerabilidade assustadora é ataque de "negação de serviço distribuída" (DDoS). Se algo vai mal no provedor, ele afeta um grupo amplo de pessoas.
Para os hackers, é mais fácil roubar e perturbar por atacado, a granel.

Embora a maioria dos provedores de nuvem na Internet tenham rigorosas medidas de segurança, a tecnologia dos ciberataques também vai se tornando cada vez mais sofisticada.
Na medida que os provedores na nuvem obtém melhores recursos de segurança - e muitos realmente fazem um trabalho bastante razoável - então, os meliantes tornam-se mais criativos para chegar aos dados concentrados ali. Por exemplo, em vez de quebrar a conexão com a nuvem, os hackers vão focar em obter sua conta e senha via phishing (sites e emails falsos) para contornar as restrições.

3º  Ameaças internas
Tenha consciência que os hackers são o menor dos seus problemas! As maiores ameaças estão dentro de casa.

Funcionários insatisfeitos, ex-funcionários, sócios e interesses internos divergentes são o pior dos tormentos em nuvem.

Recentemente tivemos notícias da quebra de 2 milhões de registros de clientes da Vodafone por funcionário insatisfeito, com conta de "usuário privilegiádo" em infraestrutura de nuvem em um provedor na Internet. Uma vez que o sistema na nuvem deu acesso a informações confidenciais e de propriedade intelectual que estão em disputa.

A nuvem em um provedor na Internet torna esse problema de segurança 10 vezes pior quando um acesso administrativo à plataforma, fica nas mãos de um empregado, aliciado por um concorrente, que o levanta como empregado e este permite o acesso para copiar e roubar qualquer informação de clientes, fornecedores, documentos estratégicos, máquinas virtuais, sem ser detectado, bem como potencialmente destruir todo o ambiente de nuvem na Internet em questão de minutos.
 

4º Governos

spy_chip

Com os recentes vazamentos pelo wikileaks de relatórios da NSA, sobre os programas de vigilância à pessoas, empresas e autoridades, seus concorrentes não são os únicos que podem querer dar uma olhada em seus dados. Empresas de tecnologia nos EUA, e também no Brasil, podem querer inspecionar seus dados.

No decorrer das últimas operações da polícia federal brasileira, diversas quebras de sigílo de dados em provedores na nuvem ocorreram. Sim, quebraram o sigilo e confiscaram emails, bancos de dados, arquivos, relatórios financeiros, máquinas virtuais, fotos etc, NÃO SE IMPORTANDO SE OS DADOS ERAM PESSOAIS OU CORPORATIVOS, VIOLANDO TODA E QUALQUER PRIVACIDADE.

A privacidade tem sido uma preocupação atual. Em vez de, apenas se preocupar com empregados e concorrentes, que violem a segurança dos dados, as empresas agora, têm de se preocupar com a intrusão de governos e agências como a NSA.

5º Falta de padronização
O que torna uma nuvem "segura"? Um provedor pode ter os mais atuais recursos de segurança, mas devido a falta de padronização da nuvem, não há diretrizes claras para classificar o que seria um bom provedor em nuvem.
Além disso, dada a multiplicidade de serviços em nuvem em diferentes setores, torna-se problemático avaliar a segurança de um provedor de nuvem na Internet.

6º Falta de Suporte
Imagine não ser capaz de acessar sua nuvem antes de uma grande reunião ou em um dia de fechamento de vendas de sua empresa.
Agora imagine tentar telefonar para seu provedor, e apenas ai descobrir que serviço de atendimento telefônico ao cliente é inexistente, e que eles apenas respondem a tickets ou email.

Enquanto alguns provedores de nuvem tem excelente suporte ao cliente, outros podem te deixar no vácuo. Se entre os diversos clientes, seus sistemas não são a missão crítica do provedor, você estará com problemas.
A estabilidade e sua presença on-line é fundamental para o seu negócio e você tem que estar preparado para investir em sistemas próprios e privados, capazes de proporcionar proteção e confiança as suas necessidades.

 

O MELHOR LUGAR para suas informações estarem é dentro dos seus servidores, fisicamente na sua empresa, em uma plataforma criptografada e segura, exclusivamente sua, com nossas soluções de Snapshot e replicação, e em caso de desastre, a garantia da recuperação total de sua plataforma, em poucas horas.

SOLUÇÃO: A SUA PRÓPRIA NUVEM  

PLATAFORMA TELME COM NUVEM PRIVADA:
Private Cloud: Seu sistema e seus dados sob o seu controle!

 

A Platatoma Telme possui, além da Solução Definitiva em TI baseada em DiskLess para os usuários locais, também inclui uma "Nuvem Privada" (Private Cloud) com interfaces, aplicações, máquinas virtuais, serviços como IaaS, PaaS, suporte a seu CRM, ERP, armazenamento, para o uso de seus clientes, parceiros e funcionários.

Trata-se de uma máquina/servidor "bare-metal" EXCLUSIVAMENTE SEU, que pode estar fisicamente no CPD de sua empresa, ou em um Data-Center, acessível através de túnel com criptografia exclusivamente sua, atrás de um firewall com conformidade e governança, em um ambiente altamente controlado, mas extremamente versátil, incluindo ainda serviços como ownCloud onde se pode ter agilidade superior a de serviços como Dropbox ou Google Drive.  

As características e benefícios de nossa Plataforma Telme
com Nuvem Privada, são:

  • Maior segurança e privacidade:

Serviços de nuvens públicas podem implementar um certo nível de segurança, mas as nuvens privadas podem garantir que as operações serão mantidas fora do alcance de olhares indiscretos de terceiros.

  • Mais controle:

Como uma nuvem privada só é acessível por uma única empresa ou organização, esta terá a capacidade de configurar e gerenciá-la tornando-a adestrada com as suas necessidades, com plena auditoria, para alcançar uma solução de rede sob medida.

  • Eficiência energética:

A implementação de um modelo de nuvem privada pode melhorar a alocação de recursos dentro de uma empresa ou organização.
Recursos intrínsecos como virtualização "bare-metal" que também proporcionam economia exponencial.

  • Maior confiabilidade:

Quando os recursos de hardware (servidores, redes etc.) são hospedados internamente, a agilidade de ambientes operacionais virtualizados é incomparável, tornando também a sua rede muito mais resistente a falhas estruturais.

 9Nossas soluções de nuvem privada apresentam um leque de oportunidades que incluem redução de custos na base do crescimento, impulsionando a inovação e tornando o negócio verdadeiramente ágil e seguro.

Você pode extrair toda a potência de seu servidor, reduzir o número de máquinas físicas, criar máquinas virtuais, ativar sistemas, softwares, ERP, CRM, sites, bancos de dados e usuários, tudo de forma simples e segura.

 

Entre em contato agora mesmo para ter sua NUVEM PRIVADA.

 

Solicite agora